Uma boa forma de explicar e discutir as responsabilidades dentro do Time Scrum é utilizando uma metáfora de um barco.
As responsabilidades no Scrum são como as posições em um barco. A tripulação do navio trabalha em conjunto para chegar ao seu destino e voltar.
O objetivo principal do Scrum é criar um Incremento valioso e útil a cada Sprint.
O Time Scrum trabalha em conjunto para garantir que o que eles constroem a cada Sprint tenha o maior valor possível para o cliente e empresa.
Time Scrum
O Time Scrum é um pequeno grupo coeso de pessoas com todas as habilidades necessárias para gerar valor dentro de uma Sprint, focados na Meta do Produto.
Ele é composto por 10 pessoas ou menos. Ele precisa ser pequeno o suficiente para permanecer ágil e trabalhar juntos de forma eficaz, e grande o suficiente para concluir um trabalho significativo dentro da Sprint e garantir que todas as habilidades necessárias estejam presentes no time.
O Scrum Team é coletivamente responsável pela Definição de Pronto, que garante que o Incremento seja utilizável.
Scrum define três responsabilidades específicas dentro do Time Scrum (figura 1):
Product Owner (tripulante verde) – “O Que”
Foca em Valor, time to market, retorno do investimento e Custo Total de Propriedade (TCO).
Desenvolvedores (tripulantes vermelhos) – “Como”
Concentra-se em construir algo Pronto – um Incremento que seja utilizável e potencialmente liberável.
O contexto em que o produto está sendo construído e o domínio do trabalho determinarão as habilidades necessárias.
Scrum Master (tripulante azul)
Garante que o framework Scrum seja entendido e usado corretamente pelo time e empresa.
Ajuda todos a entender como usar o framework para obter o máximo de valor e responder às necessidades do mercado.
Ele também irá apoiar o Time Scrum para remover impedimentos que estão atrapalhando a o Time Scrum de atingir seus objetivos.
Há uma conexão entre as três responsabilidades, com cada uma criando o ambiente e a compreensão para que as outras realizem todo o seu potencial.
Metáfora do Barco
Uma vez no mar, o barco tem um capitão. Antes de partir para o mar, o Capitão precisa encontrar uma tripulação que concorde com a intenção da jornada (onde atacar, negociar ou explorar).
O Capitão
O Capitão tem autoridade para dirigir o barco e o dever de cuidar do restante da tripulação para encontrar o melhor destino para eles.
No Scrum – este é o Product Owner. O Product Backlog é o leme do barco, ele controla a direção do barco.
O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do Time. A forma como isso é feito pode variar amplamente entre organizações, times e pessoas.
A Tripulação
Ela é responsável por manter o barco em movimento, da origem até o destino. Quando necessário, a tripulação maneja os remos, rema barco ou administra a vela.
No Scrum – estes são os Developers.
Eles estão comprometidos em aproveitar o melhor do ambiente e das ferramentas disponíveis para entregar, de forma consistente, um Incremento cada vez maior do produto “Pronto”.
O Contrameste
Ele garante que as coisas certas aconteçam no navio. Ajuda todos a saberem qual é o seu papel, prepara o navio para as variações climáticas e garante o ritmo da remada da tripulação.
No Scrum – este é o Scrum Master.
Ele é responsável pela eficácia do Time Scrum, estabelecendo o Scrum conforme definido no Guia do Scrum e ajudando a todos a entender a teoria e a prática do Scrum.
Na prática (Figura 2):
- Um Time Scrum sem Developers, não sai do lugar
- Um Time Scrum sem Product Owner, não tem direção nem foco
- Um Time Scrum sem Scrum master, não é eficaz
- Um Time Scrum Completo, o destino é alcançado por meio da colaboração.
Conclusão
Cada uma das três responsabilidades no Scrum garante que o Time Scrum agregue valor à organização.
Compreender o propósito por trás de cada uma das três responsabilidades do Scrum pode ajudar os membros da equipe a navegar melhor, entender como eles podem interagir juntos ajuda maximizar o valor do produto resultante de seu trabalho.
Referências:
Conteúdo adaptado do artigo “Roles in Scrum” de Simon Reindl