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História de Usuário – Como usar na prática

História de Usuário – Como usar na prática

Você sabe o que é e como construir na prática uma História de Usuário?

As histórias de usuário são um formato conveniente para expressar o valor desejado para muitos tipos de itens do Backlog do Produto, especialmente funcionalidades.

Essa forma de escrita dos Itens do Backlog do Produto, é uma maneira que torna compreensível o trabalho tanto para as pessoas técnicas quanto as não técnicas.

Na prática, isso é a boa, velha e simples comunicação e alinhamento de entendimento entre as partes envolvidas (o que geralmente subestimamos pois sempre consideramos tudo “óbvio demais”).

Vamos dar uma olhada no formato de uma História de Usuário.

Elementos da História de Usuário

Uma boa História de Usuário consiste em 3 elementos.

1 – Cartão

A história de usuário deve caber em um cartão (físico ou online). O formato mais comum é:

“Como <DESCRIÇÃO DO USUÁRIO> preciso/quero <DESCRIÇÃO DA FUNCIONALIDADE> para <DESCRIÇÃO DO BENEFÍCIO>”

2 – Conversa

Como o formato do cartão é objetivo (propositalmente), é necessário que o time e os stakeholders conversem para esclarecer dúvidas e detalhar a história de usuário.

Lembrando que essas conversas serão contínuas durante todo o processo: escrita, refinamento, planejamento da sprint, execução, teste e entrega.

3 – Confirmação

Nesta etapa determinamos quais são critérios de aceitação que esclarecem o comportamento desejado.

Esses critérios devem ser definidos para cada história antes que o time comece a implementá-las.

Estes critérios de aceitação confirmam que a história de usuário foi implementada corretamente e entregue com êxito.

Conclusão

De forma prática e resumida:

Devemos conversar para detalhar a história escrita, o usuário impactado, as tarefas e subtarefas que precisam ser feitas, estabelecer a Definição de Pronto e estimar o tamanho da História.

Lembrando que as “Histórias de Usuário” não estão no Guia Scrum, porém são utilizadas por muitos times ágeis.

Novamente, o que importa é que se o time achar que essa prática pode ajudar, todos devem compartilhar de um mesmo entendimento e utilizar de forma consistente!

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