Resolvemos montar aqui um glossário para que você compreenda os termos mais comuns empregados na rotina do Scrum e de outras metodologias ágeis.
O objetivo dar uma visão geral sobre os principais conceitos e servir como um guia de consulta rápida.
Confira os termos abaixo e veja se já conhece todos!
Abertura (Openness)
- É um dos cinco Valores do Scrum.
- O Time Scrum e seus Stakeholders devem estar abertos quanto ao trabalho que será realizado e seus desafios;
Adaptação (Adaptation)
- É um dos pilares empíricos do Scrum.
- Se alguma inspeção determinar que um ou mais aspectos do produto/processo/serviço estão fora dos limites aceitáveis ou o produto/processo/serviço resultante for inaceitável, os processos que estão sendo empregados devem ser adaptados;
Artefatos do Scrum (Scrum Artifacts)
- Existem três Atefatos ao todo no Scrum: Product Backlog, Sprint Backlog e Incremento.
- É um “objeto” que evidencia e representa o trabalho e o valor;
Backlog da Sprint (Sprint Backlog)
- É um dos três artefatos do Scrum.
- Contém um plano para entregar o Incremento e atingir a Meta da Sprint.
- Composto pelos itens do Backlog do Produto selecionados para Sprint;
Backlog do Produto (Product Backlog)
- É um dos três Artefatos do Scrum.
- Ele consiste em uma lista ordenada de tudo que é preciso ser feito no produto/serviço/processso.
- É a única fonte de requerimentos do produto para o Time Scrum.
- Ele é gerenciado pelo Product Owner;
Comprometimento (Commitment)
- É um dos cinco valores do Scrum.
- As pessoas do Time Scrum se comprometem em atingir seus objetivos e ajudar uns aos outros;
Coragem (Courage)
- É um dos cinco valores do Scrum.
- O Time Scrum têm a coragem de trabalhar em problemas difíceis e fazer a coisa certa.
Daily Scrum (Daily Scrum)
- Daily Scrum um dos cinco eventos do Scrum.
- Essa reunião é conduzida pelos Developers e não dura mais que 15 minutos.
- O objetivo desta reunião é inspecionar o progresso em direção a Meta da Sprint, examinando o trabalho realizado desde a última Daily Scrum, adaptando o que for necessário e planejando as próximas 24 horas.
- Ela acontece todo dia útil da Sprint, no mesmo horário e local para reduzir a complexidade;
Definição de Pronto (Definition of Done – DoD)
- A Definição de Pronto é uma definição formal do requisitos de qualidade exigidos para todos os Itens do Backlog do Produto.
- Quando um item do Backlog do Produto atende a Definição de Pronto, surge um Incremento utilizável.
- O objetivo desta definição é dar mais transparência, criando um entendimento compartilhado sobre o que é “Pronto”.
- Algumas empresas possuem sua própria Definição de Pronto e caso a empresa não tenha uma Definição de Pronto, o Time Scrum deve criar uma;
Desenvolvedores (Developers)
- Developers é um dos três papéis do Scrum.
- Eles são comprometidos em criar qualquer aspecto de um Incremento utilizável durante uma Sprint.
- Suas habilidades são amplas e variam de acordo com o trabalho que está sendo realizado;
Dono do Produto (Product Owner)
- É um dos três papéis do Scrum
- Responsável por maximizar o valor gerado pelo produto/serviço/processo para os Stakeholders
- Ele é responsável também por gerenciar e priorizar o Backlog do Produto
Empirismo (Empiricism)
- Tipo de controle de processo onde o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões baseada em fatos;
Eventos do Scrum (Scrum Events)
- Existem cinco Eventos no Scrum: Sprint, Sprint Planning, Daily Sprint, Sprint Review e Sprint Retrospective.
- Cada Evento é uma oportunidade para inspecionar e adaptar um Artefato do Scrum.
- Possibilitam a transparência necessária;
Foco (Focus)
- Foco é um dos cinco valores do Scrum. O Time Scrum foca no trabalho da Sprint e no seu progresso em direção as metas da Sprint;
Incremento (Increment)
- Incremento é um dos três Artefatos do Scrum.
- É um trabalho completo e com valor para o cliente produzido pelos Developers durante a Sprint.
- Surge quando os Itens do Backlog do Produto completos durante a Sprint atendem a Definição de Pronto.
- Cada Incremento produzido durante a Sprint deve funcionar em conjunto com os outros Incrementos entregues anteriormente.
- Vários Incrementos podem ser criados durante uma Sprint;
Inspeção (Inspection)
- Um dos três Pilares do Scrum.
- Inspeciona com frequência os Artefatos do Scrum e o progresso do Time Scrum em direção em direção as metas acordadas com o objetivo de detectar problemas não desejados.
- A Inspeção feita com frequência e atenção necessária permite que o Time Scrum adapte o que está fora dos limites aceitáveis;
Meta da Sprint (Sprint Goal)
- É um compromisso para Sprint.
- Auxilia todos fornecendo clareza, alinhamento e foco para trabalhar em conjunto e produzir valor ao fina da Sprint
Meta do Produto (Product Goal)
- A Meta do Produto descreve um estado futuro do Produto/Serviço/Processo servindo como um alvo para o Time Scrum planejar as suas entregas.
- A Meta do Produto está contida no Backlog do Produto;
Pensamento Enxuto (Lean Thinking)
- É uma maneira de pensar sobre a criação de valor necessário para o cliente com o mínimo necessário de recursos e o mínimo de desperdício;
Pilares do Scrum (Scrum Pillars)
- O Scrum possui três pilares empíricos: Transparência, Inspeção e Adaptação;
Planejamento da Sprint (Sprint Planning)
- É um dos cinco Eventos do Scrum.
- Tem a duração de no máximo 8 horas para uma Sprint de 1 mês. Para Sprints menores, este evento geralmente é menor.
- Evento onde ocorre o planejamento do que será feito durante a Sprint.
- Os Developers em conjunto com o Product Owner selecionam os itens do Product Backlog para incluir na Sprint atual, construindo assim o Sprint Backlog, um plano para entregar os itens selecionados e a Meta da Sprint;
Respeito (Respect)
- É um dos cinco Valores do Scrum.
- Os integrantes do Time Scrum respeitam uns aos outros como pessoas capazes e independentes;
Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)
- É um dos cinco eventos do Scrum.
- Tem a duração máxima de 3 horas para para uma Sprint de 1 mês. Para Sprints menores, este evento geralmente é menor.
- Ocorre após a Sprint Review e antes da Sprint Planning.
- Este evento tem o objetivo de inspecionar o trabalho do Time Scrum e planejar melhorias na forma de trabalho para as próximas Sprints;
Revisão da Sprint (Sprint Review)
- É um dos cinco eventos do Scrum.
- Tem a duração máxima de 4 horas para para uma Sprint de 1 mês. Para Sprints menores, este evento geralmente é menor.
- Ocorre no final da Sprint.
- Ele é uma oportunidade para os Stakeholders inspecionarem o Incremento e darem feedback para o Time Scrum adapatar o Backlog do Produto se necessário;
Scrum
- Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos, como definido no Scrum Guide;
Scrum Master (Scrum Master)
- É um dos três papéis do SCRUM.
- Responsável por servir o Time Scrum e a empresa no entendimento e na aplicação do Scrum segundo o Guia Scrum;
Sprint (Sprint)
- É um dos cinco eventos do Scrum.
- Considerado o coração do Scrum.
- Evento com duração máxima (timebox) de 1 (um) mês ou menos.
- A Sprint é um container para os outros eventos e atividades do Scrum.
- Uma Sprint começa assim que a outra Sprint termina, não existe intervalo entre uma Sprint e outra;
Time Scrum (Scrum Team)
- O Time Scrum é um time auto-gerenciável e multifuncional.
- Composto por 10 pessoas ou menos, pequeno o suficiente para permanecer ágil e grande o suficiente para fazer entregas significativas dentro de uma Sprint.
- É composto de três papéis: Scrum Master, Product Owner e Developers;
Timebox (Timebox)
- É duração máxima e fixa de tempo para uma atividade ou evento.
- O objetivo do timeboxing é definir e limitar a quantidade de tempo dedicada a uma atividade.
- Scrum usa timeboxing para todos os eventos Scrum e como uma ferramenta para os times realizarem o trabalho com eficiência;
Transparência (Transparency)
- É um dos três Pilares do Scrum.
- Aspectos significativos do processo e do produto devem ser visíveis e entendidos para os responsáveis pelo resultado;
Valores do Scrum (Scrum Values)
- O Scrum possui cinco valores que são fundamentais para orientar o Time Scrum: Comprometimento, Foco, Abertura, Respeito e Coragem.