Quais são os comportamentos esperados de um Scrum Master?
O papel de um Scrum Master exige uma grande diversidade de comportamentos e atitudes. Um bom Scrum Master sabe quando e como aplicá-los, dependendo da situação e do contexto.

As 6 Atitudes
Professor
Como Professor, o SM explica o framework Scrum e ajuda o time, as partes interessadas e a empresa a entenderem como os artefatos, eventos, responsabilidades, valores e pilares promovem o empirismo e a agilidade.
Removedor de Impedimentos
Como um removedor de impedimentos, o SM apoia a equipe na resolução de problemas. Um impedimento é algo que impede o progresso do Time Scrum em direção a meta do(a) Produto/Sprint e excede a capacidade de autogerenciamento do time para resolver por conta própria.
Facilitador
Como facilitador, o SM usa o processo empírico do Scrum ajudando a equipe a tornar seu trabalho transparente, inspecionar frequentemente seu progresso e fazer adaptações com base no que é aprendido.
Coach
Como coach, o SM ajuda o time a crescer fazendo as perguntas certas, no momento certo.
O SM treina os membros do time com foco na mentalidade e no comportamento, a equipe Scrum em melhoria contínua e a empresa na colaboração efetiva com as equipes Scrum.
Um coach trabalha com base nas experiências e no conhecimento do coachee, e não nas suas próprias.
Mentor
Como mentor, o SM transfere conhecimento e experiência sobre Agilidade para o time e empresa.
Um mentor, baseia-se ativamente em sua experiência e conhecimento profissional e ajuda o pupilo a aprender com isso.
Agente de Mudança
Como um agente de mudança, o SM ajuda a empresa como um todo a trabalhar de forma mais eficaz com o Scrum.
Por estar no dia a dia da operação, ele possui uma ótima posição para influenciar a empresa na perspectiva do Time Scrum, conduzindo a organização para um ambiente onde o Scrum possa prosperar.
Gostou desse post, ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!