O framework Cynefin foi desenvolvido para ajudar times a entender seus desafios e tomar melhores decisões dependendo do contexto.
Dave Snowden, pesquisador em teoria da complexidade e gestão do conhecimento, criou o framework Cynefin em 1999 e ele possui cinco domínios (como na imagem)

Domínios do Framework Cynefin
Claro (Simples)
Contextos simples são caracterizados por estabilidade e relações claras de causa e efeito que são facilmente identificadas por todos.
Nesse contexto, a melhor forma de agir é entender os fatos da situação, categorizar eles e então basear a sua resposta na melhor solução predefinida para o problema.
Complicado
Contextos complicados são domínio de boas práticas dominadas por especialistas. A melhor forma de agir nesse domínio é entender, analisar e responder.
O especialista irá investigar as várias opções para resolver o problema – muitas podem ser excelentes – e irá selecionar a boa prática, em oposição à melhor prática, mais apropriada para aquela situação.
Complexo
Em contextos complexos, as coisas são mais imprevisíveis do que previsíveis. A maior parte das relações entre causa e efeito só poderá ser percebida em retrospecto.
Nesse domínio, é essencial tornar visível o que é desconhecido, é preciso explorar para aprender sobre o problema, então inspecionar e adaptar com base em nosso aprendizado.
O Scrum é particularmente adequado para operar em um domínio complexo.
Caos
Em um contexto caótico, as relações entre causa e efeito são impossíveis de determinar pois elas mudam constantemente.
O caos requer uma resposta rápida, é preciso agir imediatamente, estancar o sangramento, para evitar mais danos.
Nesse domínio, deve-se agir para estabelecer algum tipo de ordem, perceber onde existe estabilidade, e então responder para transformar a situação caótica em complexa/complicada.
Desordem
Você está no domínio da desordem quando não sabe qual dos outros domínios você está. Neste domínio, a saída é decompor a situação em partes constituintes e atribuir cada uma a um dos outros quatro domínios.
Gostou desse post, ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!