Você conhece os três Vs: Visão, Valor e Validação? Qual a relação deles com os Pilares Empíricos do Scrum? E qual o papel do PO nisso tudo?

VISÃO cria TRANSPARÊNCIA
A visão cria transparência porque forma a base para todas as conversas seguintes, levando a um entendimento compartilhado do porquê o time está construindo o produto e quais são as necessidades do cliente.
É papel do PO estabelecer uma visão clara do produto/serviço, comunicar e inspirar o time. Ele precisa comunicar continuamente essa visão para fixar e manter o alinhamento do time.
VALOR fornece algo para INSPEÇÃO
Imagine a visão como um longo fio. O valor são as pedras preciosas que você coloca individualmente nesse fio.
A visão fornece uma base e direção, mas sem as pedras preciosas presas a ela, não há valor. O trabalho de um Time Scrum é identificar e anexar as pedras preciosas (valor) ao fio (visão).
Para isso, o PO deve ter uma mentalidade voltada para produto, focar na geração de valor para os stakeholders.
Ele deve ser capaz de entender, definir, validar, mensurar e comunicar o valor gerado.
VALIDAÇÃO causa ADAPTAÇÃO
A maioria das suposições de negócios está totalmente errada. São boas ideias no papel, mas não se sustentam no mundo real. Cada hipótese tem que ser validada o mais rápido possível.
Dessa forma, a melhor maneira de um PO gerenciar risco é encurtando o ciclo de feedback, validando frequentemente com clientes/usuários, stakeholders e, melhor ainda, com o mercado.
A única maneira de gerar qualquer tipo de valor, por mínimo que seja, é liberar seu produto/serviço para os clientes. Até lá, tudo é apenas uma hipótese.
Gostou desse post, ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!