Em 1965, Bruce Tuckman discutiu um modelo que descrevia a dinâmica de construção de equipes, apresentando as quatro fases da dinâmica da equipe: Forming, Storming, Norming e Performing.
Em 1977, ele acrescentou uma quinta fase, Adjourning, para marcar o fim da jornada de uma equipe.
O modelo de Tuckman descreve as fases pelas quais um grupo de pessoas passa quando começam a trabalhar juntos como uma equipe.

Forming
Na primeira fase, a equipe está se formando, tentando se entender, ela não tem certeza sobre os seus objetivos e como trabalhar em conjunto.
Storming
Na segunda fase, as diferenças começam a surgir, os membros tornam-se mais dependentes uns dos outros e os conflitos surgem.
Então, a equipe desafia os seus limites, se conhece melhor e compreende como pode trabalhar junto de forma mais eficaz.
Norming
Na fase de normatização, os membros se concentram mais nos objetivos da equipe, definem padrões de qualidade e eficácia, ficam mais a vontade uns com os outros e estão mais familiarizados com seus processos.
Performing
Na quarta fase, a medida que a equipe evolui, os membros começam a operar de forma mais harmônica e autônoma.
As equipes realmente começam a trabalhar bem juntas, mantendo altos padrões, melhorando continuamente a si mesmos e alcançando um nível cada vez maior de desempenho.
Adjouring
Esta etapa ocorre quando o time se desfaz. Esse término pode ser bastante estressante, especialmente quando acontece de forma repentina, mesmo para as melhores equipes.
Para times ágeis, o objetivo do Scrum Master ou Agile Coach, é fazer com que os times passem pelas três primeiras fases (Forming, Storming e Norming) o mais rápido possível para que o time possa chegar ao Performing.
Gostou desse post, ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!