O Guia do Scrum menciona dezessete vezes a palavra “valor”, mas fica de fora da sua definição, pois depende do contexto e dos clientes (internos ou externos) para as quais o trabalho é feito.
Quando os clientes avaliam um produto ou serviço, eles avaliam seu valor percebido em relação ao preço, ou “esforço”, de forma mais genérica.
O que os consumidores realmente valorizam, no entanto, pode ser difícil de definir e psicologicamente complicado.
Como os times podem gerenciar, ativamente, o valor ou criar maneiras de entregar mais para o seu cliente com o produto ou serviço que estão oferecendo?

A Bain & Company, consultoria estratégica, em um artigo na HBR (Harvard Business Review), identificou 30 maneiras de aumentar o valor percebido pelo seu cliente, que podem ser divididas em uma pirâmide com 4 níveis.
Pirâmide de Valor
Nível Funcional
É o nível mais básico, que traz um benefício direto, fácil de ser percebido: economia de tempo, redução de custo e a própria qualidade do produto, por exemplo.
Nível Emocional
Nesse nível você precisa criar uma relação com o seu cliente, pensando em como o seu cliente se sente quando ele utiliza o seu produto ou serviço.
Nível Mudança de Vida
Nesse nível você oferece ao seu cliente uma real transformação.
Nível de Impacto Social
Esse nível está diretamente relacionado à propósito: como o seu cliente ajuda outras pessoas ou a sociedade de forma mais ampla quando ele adquire o seu produto ou serviço?
Conclusão
Em uma definição informal, “gerar valor” são os resultados desejáveis que um cliente ou usuário de um produto/serviço experimenta.
O objetivo aqui não construir uma definição absoluta sobre o que é “valor”. O objetivo é ajudar você a materializar um conceito abstrato para trabalhar melhor com o seu time.